segunda-feira, 11 de abril de 2011

O tal coágulo

Bom, recapitulando...tudo estava indo tudo muito bem, minhas quimios saindo nos dias certo(claro, que com uma ajudinha da minha amiga granulokine), faltando apenas quatro sessões, eis que surge um coágulo na ponta do catéter e o que achei que não era de preocupante, vira um transtorno na minha vida. Passei por vários médicos que muito humildemente falavam que não era da sua área e que não sabiam resolver meu querido problema, até que cheguei em um que, mesmo não sabendo resolver, foi pesquisar pra ver o que seria feito. Enquanto isso, lá se vai anti-coagulantes pra dentro, ecocardiogramas(inclusive um tal de trans-esofágico, que é um eco "por dentro") e hemogramas toda semana, já que, pra piorar, minha imunidade, depois que passou o efeito do granulokine, estava lá em baixo. OU SEJA, ESTOU A QUASE DOIS MESES SEM QUIMIOOO!!! Nossa, minha última sessão era pra ser AMANHÃ....não consigo acreditar que ainda está faltando quatro sessões. Ficar parada dá um sensação de inutilidade, se ainda tivesse fazendo quimio, aí sim tem todas aquelas reações, mas sem fazer nada, parece vagabundagem mesmo....rs. A parte boa, é que dois meses sem quimio parece que a vida ganha mais brilho, sabe? os cabelos crescem com força, começam a sair as manchas da pele, as dores no corpo desaparecem, o apetite volta...coisas que eu achei que nem aconteceriam mais. Uma delícia....mas deixa eu voltar pra minha realidade.
Meu oncologista, ainda me deu uma notícia meio apavorante. Nenhum dos cordiologistas ou cirurgiões cardíacos falaram isso pra mim, mas ele falou sem dó nem peidade, rs. Disse que eu tenho uma bomba relógio dentro de mim, que se o coágulo se soltar, eu teria um derrame...se isso me assustou, acho que na hora eu fiquei em pânico, mas passou, nem lembro que tenho esse coágulo aqui dentro, mas minha família e em especial, meu noivo, ficaram meio aterrorizados....acho que minha calma ajuda a acalmá-los também. E pensando nisso, comecei a me achar meio esquisita, acho que não sou normal não, genteeeee, sou muito sossegada com esses assuntos sérios, desde que descobri o câncer até hoje não esquentei minha cabeça não(exceto em alguns momentos de pânico....rs)...sabe aquelas pessoas que fazem "tempestades em copo d'agua", ou seja, aumentam exageradamente o problema?? então, acho que eu sou o oposto...eu tenho o dom de minimizar o problema...rs....todo mundo super preocupado comigo e eu nem aí sabe, mas nem é por querer, eu só não gosto de ficar pensando no problema.
Mas é isso aí gente, minha imunidade já subiu um pouco e só estou esperando o plano de saúde autorizar minha quimio(outro probleminha que surgiu durante a espera), mas acho que mais tardar quarta estou fazendo minha querida sessão, NA VEIA, já que não posso mais usar o porth-a-cath por precaução, e ai não paro mais até o fim, se Deus quiser.

Beijos a todos meus queridos seguidores e fiquem na paz Deus!!

9 comentários:

  1. Oi lindona...vc deve lembrar muito bem que passei por isso, né? Então....os anti-coagulantes que tomamos não deixam o coágulo soltar, fique tranquila! Já já vc termina as quimios e com os anti-coagulantes sua trombo vai sumir, a minha sumiu...fiz o exame essa semana...fiquei tão feliz!!! Bjos!!! Que DEUS TE ABENÇOE E TE PROTEJA!!!

    ResponderExcluir
  2. Nay, vai que é tua! hehe
    tá acabando já, quando você ver já vai estar na última quimio... quando eu fiz a minha última nem tava feliz, sabe, porque a ficha não tinha caído. E demorou pra cair, na verdade. Depois tive outras tristezinhas (fazer a radio, que não estava prevista no meu tratamento), mas enfim, tudo sempre dá certo, e Deus dá uma força incrível pra gente, né? Uma força que não tem como explicar, quem vê imagina, mas não tem a noção da imensidão dessa força. Pelo menos comigo foi assim.
    Enfim, te desejo tudo de bom que EU estou vivendo, livre de tratamento (e pasme, livre do medo de voltar!). Tenho meu 1º acompanhamento sexta, depois de 4 meses sem radio e 7 meses sem quimio.
    beijos guria, força pra terminar essa batalha já ganha!
    Alexandra (ex histórias, nossas histórias)

    ResponderExcluir
  3. oi camila, brigada mesmo pela força de sempre..esse coagulo tinha q aparecer em nos duas neh?....rs...mas tow tranquila, jah passa..
    e alexandra, tah sumida hein, mas naum esqueço de vc naum, sempre lembro de vc em minhas orações e sei q nada vai dar errado no seu acompanhamento...vc se lembra de sempre dar noticias pra gente tah?
    bjão mininas

    ResponderExcluir
  4. fiquei muito preocupada com este seu post,pois não pude usar o port cath na última quimio, entupiu.Omédico pediu uma chapa do torax que não deu nada,entrguei no médico e ninguém me disse mais nada....Como vc descobriu que era m coágulo?

    ResponderExcluir
  5. bom cassia, foi assim...eu me sentia muito cansada alguns dias depois das quimios, mas um cansaço bem exagerado mesmo, pra ir da sala pra cozinha eu jah cansava(e minha casa nem eh grande..rs)...meu médico decidiu pedir um ecocardiograma e nesse exame foi diagnosticado o coagulo...
    na verdade eu naum entendi muito o significado "na ponta do catéter", q foi onde o médico disse q estava o coagulo, mas ele disse q tanto poderia estar por fora, qto poderia estar impedindo a passagem do sangue...mas disse tbm q é bem raro disso acontecer, pois eles colocam o cateter justamente num lugar onde tem muita circulaçao de sangue, jah pra naum acontecer isso...infelizmente, fui uma das exceções...rs
    conversa com seu médico sobre esse caso, quem sabe ele pede esse exame dai vc pode ficar mais sussegada, neh
    bjão e fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nay, querida.

    Sinto muito que suas quimios estejam atrasadas, mas vai ver logo logo tudo acaba e vc vai poder viver sua vida normalmente.

    Um beijão muito grande.

    Gigi

    ResponderExcluir
  7. Bingo! Nessa sua postagem vc conta exatamente o que aconteceu comigo. Ou seja, qdo descobri que estava com o Linfoma N.H, que tinha tumores de todos os tamanhos para todos os gostos, as pessoas que iam me visitar e meus familiares, olhavam espantados eu ficar fazendo graça. Não, não era por irresponsabilidade não! Hoje sei que era algo bem maior. Era simplesmente fé!E também aceitação. Explico, descobri-me com muita fé em Deus, tanta, que aceitaria na boa se as coisas não saissem como eu gostaria. Ah, e esse coagulosozinho de m. q apareceu aí em vc, vc vai tirá-lo de letra. Bjs. Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  8. Nayara vocÊ esta de Parabéns por essa força e alegria que percebi que passa para todos menina me derramei em lagrimas nem te conheço mais me sinto próxima sei que a noticia abalou vc e sua família e principalmente seu noivo ..olha como Deus e martavilhoso estava eu preocupada aqui com um projeto que quero colocar na ativa sobre cancer infantil faço faculdade de enfermagem e estava buscando depoimentos mais estou mais que adimirada com sua força de vontade Deus esta contigo e esse coagulo ai nem esquenta não ...pra Deus nada é impossivel e vc vai viver pra contar mais historias sorriia anjinhu de Deus

    ps..ganhou uma seguidora...o/ Veronica Santos

    ResponderExcluir
  9. e ai Nay? Como foi lá a quimio? E o tal coágulo? Antes da sua postagem nem sabia q havia essa possiblidade. Ainda bem que o meu tá quietinho. rsrsrs . bjs http://sanguevalente.blogspot.com/

    ResponderExcluir

brigadinha pelo comment.
bjuu