terça-feira, 28 de setembro de 2010

O linfoma



Todo mundo me pergunta: Mas como isso aconteceu? Como você descobriu? Não foi muito difícil. Meu pescoço simplesmente dobrou de tamanho de um dia pro outro, tinha um pequeno caroço que inchou da noite pro dia. E depois do ultra-som pronto, o pré diagnostico de um clinico geral: linfoma. O médico foi curto e grosso, falou na lata, mas até então eu nem sabia o que significava essa palavra, apesar de desconfiar. Quando perguntei se linfoma era câncer, ele me olhou com uma cara de enterro e disse que sim. Acho que foi o momento de mais pânico desde que descobri: me vi morrendo, vi todas pessoas que me amam chorando ao redor de um caixão, parecia uma sentença de morte. Principalmente porque ele me mandou voltar no mesmo dia em um especialista. Essa urgência na orientação dele parecia que eu tinha poucos dias de vida, talvez horas. Parece ate exagero, mas só quem ouvi um diagnóstico desses sabe do que eu estou falando. Saímos, eu e minha mãe, do consultório chorando desesperadamente.
Depois de nos acalmar do susto, fomos atrás de um especialista, marcamos a biopsia, e logo no dia seguinte já fui internar para a mini cirurgia pra fazer a biopsia. Fui uma anestesia local, nada demais. O pior foi esperar três semanas para sair o resultado. Foi um período de angustia, de suposições sobre o que seria o tal caroço no pescoço, tentava de todas as maneiras acreditar que não era câncer. Aliás, eu tinha certeza que não era, tinha uma confiança muito grande de que não era, mesmo não tendo idéia do que seria se não fosse linfoma. Nessas horas a internet não ajuda muito, a cada pesquisa sobre o assunto, eu ficava mais nervosa, pois via que eu tinha muitos sintomas da doença, ate que decidi que não ia mais ler nada, que ia esperar o resultado rezando e confiando.
Levei um baque quando minha mãe me chamou no quarto pra contar que eu tinha mesmo um linfoma. Foi no dia 02/07/2010 que descobri que tinha Linfoma de Hodgkin. Só pra constar, linfoma é um câncer no sistema linfático que é responsável pelas defesas no organismo e o tipo do meu linfoma é de Hodgkin – esclerose nodular, um com grandes chances de cura, quase 95%. Só por isso já tenho muito a agradecer a Deus.
O Brasil tinha sido desclassificado da Copa pela Holanda no futebol e era aniversario do meu irmão, talvez esse último tenha me ajudado a ficar firme, afinal eu não ia estragar o aniversario de 10 anos do meu irmão mesmo tendo motivos pra isso, eu queria ver ele e toda família bem. Na verdade não foi só pelos meus familiares que tentei ficar bem, mas simplesmente porque não fiquei como imaginava que ia ficar. Sempre tive medo de ter essa doença, até parecia que já sabia, e me imaginava revoltada com a vida e com Deus, mas isso não aconteceu. Com a graça de Deus, fui muito forte e fiquei muito bem, dentro do possível é claro. Nessas horas a gente acha forças que nem mesmo sabe que tem. Só teve duas vezes que fiquei meio deprimida: quando caiu a ficha que meu cabelo ia cair e quando eu descobri que o tratamento poderia me deixar estéril. Mas nessas duas vezes eu vi as conseqüências dessa tristeza: todos à minha volta ficaram preocupados e tristes, vi tudo ao meu redor desmoronar junto comigo e decidi que eu não ia ficar mais assim. Só restava seguir firme e me tratar com todas minhas forças.
E ai começou minha luta.

4 comentários:

  1. Oi Nay...já estou te seguindo...e tô lendo tudinho...vai ser otimo pra vc desabafarrrr....pelo menos pra mim é uma terapia...ei! e vai dar tudo certo, viu! Bjão!! !Fique com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é meire, e sei exatamente o q vc passou ou esta passando. Meu esposo descobriu o mesmo problema em março e nosso mundo desabou. Mas graças a Deus estamos vencendo este mau..bjus q Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. oi meire, é um baque pra gente receber uma noticia dessas neh?? mas tudo passa, ainda mais ao lado de Deus...
    q Deus abençoe vcs tbm
    bju

    ResponderExcluir
  4. Olá Nay ,encontrei seu blog pesquisando sobre linfoma e já me identifiquei com sua história pois eu tb tive linfoma, nesse mesmo período que vc esteve doente eu tb tava ,passando por tdo isso,e lendo oq vc escreveu sobre quando vc recebeu a notícia ,eu mim senti da mesma forma que vc ,os mesmos sentimentos de medo e de tristeza ao saber que tinha uma doença dessas,mais graças a Deus que tdo de certo para nós e hoje já faz 3 anos que estou curada ,casada e com as expectativas tb de ser mãe como vc,tenho 26 anos

    ResponderExcluir

brigadinha pelo comment.
bjuu