terça-feira, 28 de setembro de 2010

O tratamento


Começou assim a correria por um médico especialista pra começar o mais rápido possível pelo tratamento. A idéia de ter um câncer crescendo dentro de você a cada dia, a cada minuto é muito desesperadora. Por mim já teria começado o tratamento no dia seguinte, mas um tratamento que joga pra dentro do seu corpo uma medicação tão forte, como a quimioterapia, requer alguns exames, tanto pra saber se seu corpo pode receber essa medicação, quanto pra poder comparar com outros exames durante o tratamento. Bom, esqueci de explicar pra vocês como é o tratamento de um linfoma, mas não é muito difícil de saber, quando se fala em câncer todo mundo já sabe o que vem pela frente, basicamente quimioterapia e/ou radioterapia; a única diferença de um outro tipo de câncer é que não faz cirurgia.
Bom, no meu caso, pelo menos por enquanto, não vou precisar fazer radioterapia, pelo simples motivo que só faz a radio quando o tumor é em uma região pequena e o meu tumor está em várias regiões: no pescoço, no tórax e na barriga (esse da barriga depois de uns exames não apareceu mais, graças a Deus). Então só me restou a quimio. Serão 8 ciclos, cada ciclo são 2 sessões de 15 em 15 dias, ou seja, serão 16 sessões em +/- 8 meses, se tudo ocorrer dentro do prazo. Para poder fazer as sessões nos dias marcados, o exame de sangue tem que indicar uma imunidade boa; caso a imunidade estiver baixa, a sessão deverá ser adiada, já que partindo do principio que a quimio abaixa a imunidade, se ela já estiver baixa, não se pode arriscar da imunidade ficar tão baixa e assim facilitar de pegar uma infecção.
A quimioterapia (QT) é basicamente receber medicação na veia, só muda os medicamentos de um tipo de quimio para outra. A minha será uma tal de ABVD. O que significa isso só Deus sabe, rs, só sei que é uma das mais fracas, mas não deixa de dar as famosas reações das quimioterapias como náuseas, vômitos, queda de cabelo, alteração do paladar, inchaço nas mãos e pés e “otras cositas más”.
Depois de tudo explicado por um bom médico, exames prontos, só restava começar logo o tratamento e acabar logo com esse intruso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

brigadinha pelo comment.
bjuu